Dê ouvidos ao seu coração

O coração é uma máquina de bombear perfeita. Com cerca de 100 mil batidas (contrações) ao longo de um dia ele consegue transportar os nutrientes e suprir todas necessidades do nosso corpo.

Quando ele começa a fadigar, na grande maioria das vezes, dá sinais de alerta que muitas vezes não são tão claros e, é importante que nós possamos ter a capacidade de identificá-los. Infelizmente, para alguns, o primeiro sinal já é algo muito grave, que mesmo agindo as pressas não há como salvá-lo.

Nesses últimos meses temos percebido, em virtude da pandemia, um aumento considerável de pessoas sedentárias ou com redução das atividades. Assim como alterações nos hábitos alimentares com a mudança da dinâmica familiar e da forma do trabalho (home office), contribuindo em muito para o aumento do peso corporal.

Cuidados com o coração e stresse

Aliado a isso, a falta de previsibilidade de futuro e dificuldade de adaptação frente ao novo, tem gerado mais stresse. Esses fatores contribuem sobremaneira para alterações nos níveis de pressão arterial, colesterol e da glicemia, principalmente, em paciente diabéticos, o que tem aumentado o numero de eventos cardíacos em torno de 30%.

Esses eventos mais desastrosos como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e morte, poderiam ser evitados com medidas simples, desde que reconhecidos em tempo.

Alertas e sintomas importantes do coração

Existem sinais e sintomas que demandam uma conduta mais imediata e são um alerta vermelho como: dor no peito em aperto, queimação ou opressão que aparecem aos esforços ou mesmo em repouso, sensações de falhas no coração acompanhado de tonturas, sensação de desmaio ou mesmo perda total de consciência; falta de ar de início agudo ou mais intensa.

Outros são mais sutis e de aparecimento mais insidioso como a fadiga e exaustão para atividade que antes realizava com certa facilidade, surgimento de inchaços nos pés e tornozelos mais persistentes, extremidades frias, mais escuras/ azuladas, suor frio e sudorese, necessidade de dormir com travesseiro mais elevado muitas vezes com tosse, dores na mandíbula/região cervical , pesos nos braços.

Esses sinais são indícios de que o individuo possa ter algum problema no coração como insuficiência cardíaca e isquemia miocárdica.

Além do reconhecimento desses sinais e busca de apoio médico quando necessário, a verificação mais frequente da pressão arterial, a dosagem de glicemia nos diabéticos, cuidados alimentares, manutenção do peso e a busca por alternativas para manter atividade física são importantes.

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe!

Para consultas e exames entre em contato! Fale conosco!

Excelência no atendimento e eficiência no diagnóstico cardiológico do coração, você encontra na Pulse Centro Cardiológico.

 

Compartilhe esse conteúdo: 

Menu