Prevenção de doenças cardiovasculares

Em 29 de setembro comemoramos o Dia Mundial do Coração. Data bastante importante, tendo em vista a grande relevância do sistema cardiovascular quando falamos de saúde individual e coletiva.

O coração juntamente com os vasos sanguíneos compõem o sistema cardiovascular, carregam a vitalidade do organismo e estão sujeitos a diversas patologias que interferem no bem estar, na qualidade de vida e na longevidade do indivíduo.

As doenças cardiovasculares são as principais causadoras de morte em todo o mundo, o que parece bastante assustador, porém a maioria dos fatores de risco são considerados modificáveis à medida que são identificados e adequadamente tratados.

Com exceção da idade, sexo e história familiar, os demais fatores de risco como obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo, hipertensão arterial e diabetes mellitus são potencialmente reversíveis ou controláveis.

Inicialmente precisamos falar de prevenção!

Um estilo de vida saudável priorizando o cuidar de si com a prática de atividade física, alimentação balanceada, cessação de hábitos como o tabagismo e o etilismo e avaliação médica de rotina fazem parte da prevenção básica de doenças cardiovasculares.

No caso de indivíduos que já possuem o diagnóstico de alguma comorbidade, torna-se essencial o acompanhamento e tratamento médico visando o controle da doença e a busca de metas terapêuticas individualizadas para cada caso.

Até mesmo em pacientes já portadores de alguma enfermidade existem formas de reduzir os riscos e melhorar a qualidade de vida daquele doente, o que deve ser visto e discutido com o médico.

Quando procurar um cardiologista?

Importante lembrar de quando se deve procurar o cardiologista. Mesmo pessoas jovens, assintomáticas, mas que tenham história familiar de doença cardíaca em parentes próximos devem procurar fazer sua avaliação. Aqueles que apresentam principalmente dor torácica, palpitações, falta de ar, picos pressóricos ou inchaço em membros inferiores precisam com maior brevidade de uma consulta médica com um especialista.

A melhor conduta é a prevenção e ela está sempre ao alcance.

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe!

Para consultas e exames entre em contato! Fale conosco!

Dra. Thais Alexandrino

Excelência no atendimento e eficiência no diagnóstico cardiológico do coração, você encontra na Pulse Centro Cardiológico.

 

Compartilhe esse conteúdo: 

Menu